Você já domina a técnica com a Tufting Gun e está pronto para vender, então surge a dúvida de um milhão de doláres: CADÊ OS CLIENTES? 😱

Bom, conseguir pessoas interessadas em uma tapeçaria personalizada feita por você pode ser difícil no começo, mas através de estratégias validadas no mundo das vendas - de modo geral, garantimos que é totalmente possível você estar com a agenda lotada de pedidos todos os meses.

São vários cases aqui no Brasil de pessoas que vivem da tapeçaria e traçamos pontos em comum entre elas - com uma pitada de experiência em marketing:


1. Use o poder das redes sociais (óbvio, né? 😅)

Instagram, TikTok, Pinterest, Facebook e Kwai são as vitrines gratuitas e mais democráticas para divulgar um trabalho atualmente. 

O jogo começa a virar quando você encara criar conteúdo como uma parte desse trabalho de confeccionar tapeçarias. Sem conteúdo = sem pessoas vendo a sua arte.

Obs: não se esqueça de interagir com quem comenta e compartilha — isso aumenta o alcance orgânico.


2. Mostre o processo, não só o resultado

As pessoas se conectam com histórias. Mostrar a criação do tapete - do desenho até o acabamento, além de provar que é uma peça totalmente artesanal, gera valor por mostrar que o produto teve a sua grande "jornada".

Então para começo de conversa, é praticamente sua obrigação, se quiser crescer: 

  • Gravar vídeos do processo para redes sociais;

  • Postar fotos de antes/depois ou vídeos que tem "trends" desse estilo;

  • Compartilhar curiosidades sobre o processo, materiais usados, perrengues, etc.


3. Pesque em baldes

Quando se diz pescar em balde nessa situação, está muito ligado a você ir atrás de fãs.

Bom, vamos supor que haverá um grande evento de cultura pop/anime. Porque não entrar em grupos e comunidades ligados a esse evento e mostrar e sugerir seu trabalho? 

"Opa galera, faço uns tapetes 100% artesanais e seria um grande prazer fazer um tapete do seu personagem ou programa favorito! Vou mandar aqui algumas fotos de alguns tapetes que eu já fiz e também como é o processo!"

Há fãs por toda parte. Fãs de bandas, de clubes de futebol, de séries e filmes, conteúdo infantil (crianças), do seu próprio pet, do seu trabalho e por aí vai... são muitas comunidades pra você bater na porta! 


4. Parcerias estratégicas

Algumas ideias para atingir pessoas interessadas nas suas confecções "sem esforço":

  • Parceria com arquitetos, decoradores e produtores de eventos - podendo indicar seu trabalho para os clientes que buscam exclusividade;
  • Expor suas peças em lojas como consignação ou parceria;
  • Investir ou dar algum tapete para algum influenciador, em troca de divulgação.

5. Eventos e feiras

Participar de feiras, eventos de artesanato ou até mesmo de nichos diversos (como de cultura pop) sempre é uma boa idea, pois coloca você frente a frente com compradores que valorizam o artesanal.
Faça uma mesinha criativa e interativa - mostrando suas ferramentas e um pouco do processo.


6. Depoimentos e prova social

Um cliente satisfeito equivale há uma propaganda gigantescamente produzida. Peça gentilmente para que ela fortaleça seu trabalho dando um feedback sincero e uma foto do tapete no seu ambiente. Isso vai criar desejo em pessoas pelos seguintes motivos: 

  1. Instinto de manada
    A gente tende a seguir o que todo mundo faz. Se muita gente compra, nosso cérebro pensa: “deve ser bom”.

  2. Tira a dúvida
    Quando não sabemos se vale a pena, olhamos o que os outros estão escolhendo e copiamos.

  3. Status e pertencimento
    Se alguém que a gente admira usa, dá vontade de ter também pra entrar na mesma vibe.

  4. Escassez indireta
    Se tá todo mundo comprando, bate aquele medo de uma hora acabar — e aí a vontade aumenta.


Conclusão

Vender tapeçarias artesanais vai além de ter um produto bonito — é criar desejo e conexão com quem compra. Com as estratégias certas e os produtos da Brastuft você pode transformar seu mini ateliê em um negócio lucrativo! ❤️