Você já domina a técnica com a Tufting Gun e está pronto para vender, então surge a dúvida de um milhão de doláres: CADÊ OS CLIENTES? 😱
Bom, conseguir pessoas interessadas em uma tapeçaria personalizada feita por você pode ser difícil no começo, mas através de estratégias validadas no mundo das vendas - de modo geral, garantimos que é totalmente possível você estar com a agenda lotada de pedidos todos os meses.
São vários cases aqui no Brasil de pessoas que vivem da tapeçaria e traçamos pontos em comum entre elas - com uma pitada de experiência em marketing:
1. Use o poder das redes sociais (óbvio, né? 😅)
Instagram, TikTok, Pinterest, Facebook e Kwai são as vitrines gratuitas e mais democráticas para divulgar um trabalho atualmente.
O jogo começa a virar quando você encara criar conteúdo como uma parte desse trabalho de confeccionar tapeçarias. Sem conteúdo = sem pessoas vendo a sua arte.
Obs: não se esqueça de interagir com quem comenta e compartilha — isso aumenta o alcance orgânico.
2. Mostre o processo, não só o resultado
As pessoas se conectam com histórias. Mostrar a criação do tapete - do desenho até o acabamento, além de provar que é uma peça totalmente artesanal, gera valor por mostrar que o produto teve a sua grande "jornada".
Então para começo de conversa, é praticamente sua obrigação, se quiser crescer:
-
Gravar vídeos do processo para redes sociais;
-
Postar fotos de antes/depois ou vídeos que tem "trends" desse estilo;
-
Compartilhar curiosidades sobre o processo, materiais usados, perrengues, etc.
3. Pesque em baldes
Quando se diz pescar em balde nessa situação, está muito ligado a você ir atrás de fãs.
Bom, vamos supor que haverá um grande evento de cultura pop/anime. Porque não entrar em grupos e comunidades ligados a esse evento e mostrar e sugerir seu trabalho?
"Opa galera, faço uns tapetes 100% artesanais e seria um grande prazer fazer um tapete do seu personagem ou programa favorito! Vou mandar aqui algumas fotos de alguns tapetes que eu já fiz e também como é o processo!"
Há fãs por toda parte. Fãs de bandas, de clubes de futebol, de séries e filmes, conteúdo infantil (crianças), do seu próprio pet, do seu trabalho e por aí vai... são muitas comunidades pra você bater na porta!
4. Parcerias estratégicas
Algumas ideias para atingir pessoas interessadas nas suas confecções "sem esforço":
- Parceria com arquitetos, decoradores e produtores de eventos - podendo indicar seu trabalho para os clientes que buscam exclusividade;
- Expor suas peças em lojas como consignação ou parceria;
- Investir ou dar algum tapete para algum influenciador, em troca de divulgação.
5. Eventos e feiras
Participar de feiras, eventos de artesanato ou até mesmo de nichos diversos (como de cultura pop) sempre é uma boa idea, pois coloca você frente a frente com compradores que valorizam o artesanal.
Faça uma mesinha criativa e interativa - mostrando suas ferramentas e um pouco do processo.
6. Depoimentos e prova social
Um cliente satisfeito equivale há uma propaganda gigantescamente produzida. Peça gentilmente para que ela fortaleça seu trabalho dando um feedback sincero e uma foto do tapete no seu ambiente. Isso vai criar desejo em pessoas pelos seguintes motivos:
-
Instinto de manada
A gente tende a seguir o que todo mundo faz. Se muita gente compra, nosso cérebro pensa: “deve ser bom”. -
Tira a dúvida
Quando não sabemos se vale a pena, olhamos o que os outros estão escolhendo e copiamos. -
Status e pertencimento
Se alguém que a gente admira usa, dá vontade de ter também pra entrar na mesma vibe. -
Escassez indireta
Se tá todo mundo comprando, bate aquele medo de uma hora acabar — e aí a vontade aumenta.
Conclusão
Vender tapeçarias artesanais vai além de ter um produto bonito — é criar desejo e conexão com quem compra. Com as estratégias certas e os produtos da Brastuft você pode transformar seu mini ateliê em um negócio lucrativo! ❤️